O verão apareceu por aí?
O ar condicionado é uma das opção para os dias de calor, mas em tempos de alta nos valores de energia elétrica devemos pensar em alternativas para equilibrar a temperatura nos ambientes. Por isso fizemos este post com uma seleção de dicas que poderão melhorar o calor interno da sua casa!
Cores claras
Aposte em tons claros, pois eles absorvem menos calor que cores mais escuras e fechadas. Escolha um tom claro para pintar a fachada, pois ele irá refletir mais os raios do sol. Para os interiores, que valem tanto para casas quanto apartamentos, opte por paredes e móveis mais clarinhos. Assim, os ambientes ficam mais iluminados e passam a sensação de frescor.
Porcelanato
Quando o assunto é diminuir o calor em casa, os porcelanatos são campeões. Eles absorverem uma quantidade muito baixa de calor, o que significa uma casa mais fresca. Justamente por essas características, eles são popularmente conhecidos como “pisos frios”, sendo excelente para regiões quentes, ajudando a deixar sua casa sempre fresquinha e agradável.
Em áreas externas, que ficam expostas ao sol com maior frequência e intensidade, considere o porcelanato em tons claros. Ele esquentará bem menos quando comparado a outro tipo de piso como a madeira, por exemplo.
Plantas dentro de casa
As plantas trazem mais vida para os ambientes e também permitem que os moradores reduzam o estresse e aumentem o bem-estar por estar em contato com a natureza. Além disso, elas contribuem para deixar a casa mais fresquinha.
Isso acontece porque as plantas são capazes de aumentar a umidade no local, facilitando a circulação do ar. Mas para conseguir esse resultado, é importante pensar estrategicamente em quais plantas usar e onde posicioná-las.
Ventilação
A ventilação natural é o último item da nossa lista. Ela será mais eficiente se a ventilação for cruzada. Para que isso ocorra é necessário que as aberturas (portas e janelas) da sua casa estejam em paredes opostas provocando uma circulação de ar mais eficiente.